-
Arquitetos: Estudio Cabrera
- Área: 200 m²
- Ano: 2020
-
Fotografias:Santiago Veas
Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto trata-se da reabilitação de uma casa padrão em estado de conservação precário no bairro central de Cordón em Montevidéu. A residência original “tipo pátio” é convertida em um pequeno complexo de três unidades. Com uma unidade duplex de dois quartos voltada para a rua e duas unidades de um quarto voltadas para um pátio central. Na cobertura existe uma churrasqueira com pergolado. A intenção do projeto foi criar casas que atendam às necessidades atuais, usando os elementos da antiga edificação tanto quanto possível.
Decide-se consolidar o pátio para proporcionar luz e iluminação natural. Para isso, são demolidas construções secundárias em mau estado de conservação. O esquema estrutural existente é mantido, assim como todas as paredes de sustentação. Uma nova laje de concreto armado é construída como mezanino. Grande parte das aberturas existentes são aproveitadas na fachada, mas com uma linguagem diferente.
Na cobertura cria-se um espaço de lazer ao ar livre. Nela foi possível posicionar a bancada da churrasqueira na parte frontal do volume permitindo gerar mais elementos para definir a nova fachada.
A fachada foi projetada como plano branco liso com aberturas. A intenção é que se perceba a espessura da parede original, que é de meio metro. Para isso, as aberturas são abordadas em diferentes posições. Cada orifício tem uma forma distinta, o que gera movimento tanto no plano da fachada quanto na profundidade das aberturas.